Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome da festa judaica que celebra a liberdade. Comemora o êxodo para o Egito, quando os israelitas se tornaram livres. Começa no 15° dia do mês judaico de nisan e prolonga-se por oito dias. Os Judeus de Israel e os judeus reformados o comemoram por sete dias.
O nome Pessach origina-se da passagem bíblica das Dez pragas do Egito. Um anjo exterminador matou o primogênito de cada lar egípcio, mas passou pelas casas dos judeus. O nome refere-se também à passagem dos israelitas da escravidão para a liberdade. Algumas vezes é também chamada de Festa do Pão ázimo, porque os judeus cozinharam pão sem fermento, chamado matzah, antes de partirem do Egito. Os judeus tradicionalistas comem matzah ao invés de pão durante o Pessach.
Durante o Pessach é realizado um jantar especial chamado de Seder de Pessach. Desta refeição somente devem participar judeus e gentios convertidos ao judaísmo. Neste sêder a história do Êxodo do Egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, das histórias, a partir de um livro chamado Haggadah.
O Seder de Pessach
A cada geração cada ser humano deve é a ordem a ser seguida no Seder de Pessach:
Kadesh (קדש - santificação) - Recitação do kidush e a ingestão do primeiro copo de vinho.
Urchatz (ורחץ - lavagem) - Lavagem de mãos.
Karpas (כרפס) - Mergulha-se karpas (batata, ou outro vegetal), em água salgada. Recita-se a benção e a karpas é comida em lembrança às lágrimas do sofrimento do povo de Israel .
Yachatz (יחץ - divisão da matzá) - A matzá é partida ao meio e embrulha-se o pedaço maior e separando-o de lado para o Afikoman .
Maguid (מגיד - conto) - Conta-se a história do êxodo do Egito e sobre a instituição de Pessach.Inclui a recitação das "Quatro perguntas" e bebe-se o segundo copo de vinho.
Rachatzá (רחצה - lavagem) - Segunda lavagem de mãos.
Motzi Matzá (מוציא מצה)- O chefe da casa ergue os três pedaços de matzá e faz as bençãos das matzot .As matzot são partidas e distribuídas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário